segunda-feira, 28 de junho de 2010

TEORIA DA RELATIVIDADE RESTRITA

Em 1905 o físico Albert Einstein propôs a teoria da relatividade restrita. O adjetivo restrito é usado para indicar que a teoria se aplica apenas aos referenciais da inércia, isto é, referenciais em que as leis de Newton são validas.

Albert Einstein partiu de dois principio aparentemente simples. Einstein também surpreendeu ao mundo cientifico ao mostrar que as velhas idéias a respeito da relatividade estavam erradas. Umas das coisas que Einstein demonstrou com sua teoria nova teoria é que o espaço e o tempo estão interligados, isto é, que o intervalo de tempo entre os dois eventos depende da distancia que os separa e vice e versa.

O primeiro princípio em que se baseia a teoria de Einstein é o princípio da relatividade: As leis da física são as mesmas em todos os referenciais da inércia. Não existe um referencial em absoluto. Com isso Einstein ampliou a idéia para inclui todas as leis da física, incluindo também as do eletromagnetismo e da óptica.

O segundo principio é o da velocidade da luz: A velocidade da Luz no vácuo tem o mesmo valor C em todas as direções e em todos os referenciais inerciais C.

Esse princípio pode ser explicado da seguinte forma, existe na natureza uma velocidade limite C, que é a mesma em todas as direções e em todos os referenciais inerciais, ou seja, a luz possui uma velocidade limite, o que ocorre com qualquer partícula sem massa.
Embora os dois princípio tenham sido exaustivamente testado, nenhuma exceção até hoje foi descoberta.   

Um comentário:

  1. Gostei muito de ler seu texto, pois sou um grande admirador do conhecimento científico e considero as ideias do cientista Albert Einstein como sendo as de um verdadeiro gênio da ciência.

    ResponderExcluir